ESPAÇO PARA PORTUGUESES NACIONALISTAS

InícioPortalCalendárioGaleriaFAQBuscarMembrosGruposRegistrar-seConectar-se

Compartilhe | 

Uma brasileira quase portuguesa

Ir em baixo 
AutorMensagem
Silvia
descriminado

Feminino
Número de Mensagens : 15

MensagemAssunto: Uma brasileira quase portuguesa   Seg Ago 18, 2008 1:22 pm

Isto agora é noticiado... será que esperam que eu fique feliz com esta notícia? é lamentável! Tirei agora da página da iol
http://diario.iol.pt/sociedade/brasil-imigracao-historias-de-vida-brasileiros-imigrantes-portugal/982183-4071.html

Carla Lima tem 27 anos e vem de São Gonçalo, do outro lado da ponte no Rio de Janeiro, mas nunca conheceu o Cristo Redentor. Terminou os estudos, tentou entrar para a universidade mas não passou nos exames. Aproveitou o convite de uma prima, que já vivia em Portugal há 13 anos, para embarcar na aventura. «As oportunidades não se perdem», explicou esta brasileira adaptada a terras lusitanas.

Recebeu o convite em Março, quando a prima foi de férias ao Brasil, e em Maio já estava em Famalicão. Veio trabalhar para uma fábrica de gangas e ao fim de seis meses conseguiu legalizar-se. Agora, a trabalhar numa empresa de carnes, faz um balanço positivo de sete anos a viver em Portugal.

A primeira dificuldade que encontrou foi o «idioma», porque apesar de o português ser língua comum, os sotaques, as pronúncias e o vocabulário são diferentes. «Muitas vezes ligava a televisão e não percebia nada», conta. «Eu morava no centro de Famalicão e tinha medo de ir à feira porque, se me perdesse não sabia o que fazer, não sabia a quem perguntar já que não percebia nada», recorda Carla.

«Vocês têm novelas brasileiras, música brasileira e cultura brasileira, nós, no Brasil, temos o Roberto Leal e pouco mais», ironizou. O clima também foi uma grande barreira para a carioca que, no primeiro ano, andou seis meses constipada. «Venho de um país de 40 graus, curava uma gripe e a seguir já tinha outra, ainda demorou algum tempo para me habituar».

Prima fez-se passar por tia para impedir que Carla fosse deportada

A vinda para Portugal não foi fácil. Logo à chegada ao aeroporto sentiu na pele a discriminação, de que as mulheres brasileiras são vítimas. «Eu vim sozinha e a minha prima estava cá à minha espera. Menina nova, vinha do Brasil sozinha, não tinha em dinheiro o valor recomendado e por isso fui logo bombardeada com perguntas». «Tive que mentir. Disse que a minha prima era minha tia, tínhamos o mesmo sobrenome, e que vinha passar férias».

Carla foi acompanhada pelas autoridades até à saída do aeroporto, onde teve que comprovar a presença da «tia». O agente obrigou-a a assinar um documento, em como se responsabilizava por Carla e garantia que a «sobrinha» regressaria ao Brasil, depois do tempo regulamentar. E foi assim, que a «tia» de Carla fez com que não fosse deportada.

De há sete anos para cá o tratamento aos imigrantes mudou muito

«Quando cheguei à confecção as pessoas pisaram-me um pouco, mas eu também tinha medo dos portugueses, não tinha defesas. Apesar de ter feito amigos estava sempre com o pé atrás», explicou.

Depois de algum tempo em Portugal, Carla chegou à conclusão de que os brasileiros imigrados são um pouco egoístas, «os brasileiros cá não são tão unidos como no Brasil. Não é que não nos ajudem mas pensam sempre, "se eu sofri você também tem que sofrer", e acabam por nos fazer sentir sozinhos».

Já estava há algum tempo em Portugal quando começou a fazer BTT e com as bicicletas veio o convívio. «Muitas vezes vou a convívios de BTT, maioritariamente frequentados por homens, e eles sempre me respeitaram. Acho que o povo português sabe respeitar».

Depois de estar a trabalhar, optou por estudar e começou um curso profissional na escola DIDAX, «vim do Brasil com o objectivo de dar continuidade aos meus estudos». Carla tem um sonho, o sonho de poder um dia frequentar o curso de engenharia para poder, mais tarde, trabalhar numa refinaria.

É uma carioca que não gosta de praia e, por isso, afirma muitas vezes ser uma «falsa brasileira». Prefere o monte, o campo e está apaixonada pelo Gerês. Conhece muito de Portugal através dos convívios de bicicleta e não se importava de ir viver para Lisboa porque, apesar de não conhecer o Cristo Redentor, conhece o Cristo Rei. Quanto à hipótese de voltar para o Brasil para já, pelo menos, Carla não pensa nisso, até porque estás prestes a pedir a cidadania portuguesa.
Ver perfil do usuário
ruka88
revoltado

Masculino
Número de Mensagens : 37

MensagemAssunto: Re: Uma brasileira quase portuguesa   Dom Out 05, 2008 8:50 am

Isto serve para mandar areia para os olhos!
que hipocrisia....!
Mad

Só os mais Fortes Sobrevivem!
Ver perfil do usuário
Predador
Portugues revoltado

Número de Mensagens : 58

MensagemAssunto: Re: Uma brasileira quase portuguesa   Ter Out 07, 2008 4:17 pm

morte aos traidores
Ver perfil do usuário
Pat nacionalista
descriminado

Feminino
Número de Mensagens : 14
Humor : sarcástico

MensagemAssunto: Re: Uma brasileira quase portuguesa   Qua Out 15, 2008 3:01 pm

Piores são aquelas que vem desesperadas à procura da nacionalidade que tudo fazem para o conseguir, destroem casamentos, aparentemente estáveis, e alguns já com uns bons anos:( agarram-se a qualquer "carcaça" que lhes propocione cama mesa e roupa lavada e por ultimo a tão desejada nacionalidade.....nem que para isso tenham que engravidar Sadó povo de merda que não olha a meios para conseguir fins Evil or Very Mad Evil or Very Mad Twisted Evil :

Predador
Portugues revoltado

Número de Mensagens : 58

MensagemAssunto: Re: Uma brasileira quase portuguesa   Qua Out 15, 2008 5:29 pm

mas e que e mesmo povo da merda
Ver perfil do usuário
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Uma brasileira quase portuguesa   

Uma brasileira quase portuguesa
Página 1 de 1

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
FORUM NAÇÃO :: NOTICIAS-